ATENDIMENTO

Atendimento Online

LiveZilla Live Chat Software

Telefones para Contato

(35) 3473 7550

(35) 99109 9894

(35) 99109 9853

(35) 98871 2033

Envie-nos um E-mail

sanders@sandersdobrasil.com.br

Endereço da Sanders

Av. Sebastião Reginaldo da Cunha, 500 Bairro Vianna - CEP 37540-000 Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais

Você sabe a diferença entre a limpeza e desinfecção?

Data da publicação: 5/09/18

Aprenda sobre a Lavadora Ultrassônica e a Termodesinfectora e saiba qual delas recomendar aos seus clientes

Lavadora Ultrassônica e Termodesinfectora causam muitas dúvidas durante o processo de entendimento sobre a limpeza e desinfecção. Dúvidas como “qual equipamento utilizar” ou “é necessário os dois?” são muito comuns no ambiente hospitalar!
O processo desenvolvido para efetuar a descontaminação dos instrumentais hospitalares é constituído por 03 processos:limpeza, desinfecção e esterilização.

limpeza é o primeiro passo do ciclo de processamento de artigos, sendo também o mais importante. Este processo consiste na remoção da sujidade orgânica e inorgânica (sangue, secreções, fezes) utilizando água, sabão ou detergente enzimático. A falha ou execução incorreta da limpeza pode dificultar ou até mesmo impedir os processos seguintes, pois a sujidade funciona como uma barreira de proteção natural aos microorganismos.
O processo de limpeza pode ser feito manual, porém torna-se repetitivo e cansativo. Por isto, a limpeza automatizada pode ser feita através da Lavadora Termodesinfectora e a Lavadora Ultrassônica.

desinfecção é o processo de eliminação total ou parcial da carga microbiana dos artigos. Esta etapa é feita pela Lavadora Termodesinfectora.
Por efetuar uma desinfecção de alto nível, os artigos que passaram pela limpeza dentro da Termodesinfectora foram também desinfectados, não necessitando da realização de outro processo (semi-críticos).
Os artigos submetidos ao processo de limpeza na lavadora ultrassônica, seguirão para a autoclavagem.
esterilização, como citado acima, é o processo de destruição de todos os microorganismos através de vapor saturado, a tal ponto que não seja mais possível detectá-los.

Dicas sobre a Lavadora Ultrassônica e Termodesinfectora

  • O material pode ser lavado e desinfetado ou lavado e esterelizado, mas não os três processos. Isto porque apenas dois dos procedimentos são necessários para garantir a destruição das vidas microbiológicas existentes.

  • As lavadoras ultrassônicas não realizam a termodesinfecção, um dos motivos que um equipamento não substituir o outro. Não podemos nos esqucer das bitolas das canulas e da RDC15.

  • Preparamos para você um e-mail completo com conceitos importantes sobre a limpeza e desinfecção, além de mais informações sobre a Lavadora Termodesinfectora e a Lavadora Ultrassônica.

Atendimento Online