Nossa missão é preservar a vida dos pacientes e profissionais da área da saúde.

PortugueseEnglishSpanish

RASTREABILIDADE

RASTROS QUE LEVAM A SEGURANÇA

 

O que são rastros de um processo seguro?

 

Rastros que permitam traçar o percurso do paciente na rede de atendimento, a qual permite uma verificação transversal e multiprofissional do cuidado prestado.

 

Ao fazer uma auditoria de processos com foco prioritário no CME relacionado ao gerenciamento de risco e a segurança do paciente é fundamental que as atividades tenham registros corretos e completos.

O QUE É RASTREAR?

 

Rastrear o histórico, aplicação, uso e localização de uma mercadoria individual.

 

VEJA O QUE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA FALA SOBRE A RASTREABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE:

 

RDC15

 

Capacidade de traçar o histórico do processamento e utilização do produto para saúde por meio de informações previamente registradas.

 

Deve estar documentado de forma a garantir a rastreabilidade de cada lote processado independente do método e ou etapa.

 

Os registros devem ser arquivados por um prazo mínimo de 5 anos, para efeitos de inspeção sanitária.

RASTROS QUE LEVAM A SEGURANÇA:

RDC15/2012

 

Art. 26 O CME e a empresa processadora devem dispor de um sistema de informação manual ou automatizado com registro do monitoramento e conotrole das etapas de limpeza e desinfecção ou esterilização constante nesta resolução, bem como da manutenção e monitoramento dos equipamentos.

 

Parágrafo único. Os registros devem ser arquivados, de forma a garantir a sua rastreabilidade, em conformidade com o estabelecido em legislação, específica ou, na ausência desta, por um prazo mínimo de cinco anos, para efeitos de inspeção sanitária.

 

PROCESSAMENTO SEGURO DE PRODUTOS PARA SAÚDE: Considerações práticas

POR ONDE COMEÇAR?

 

O primeiro passo para rastrear com segurança é mapear os processos do seu CME.

 

Como é recebido cada material? Por qual etapa cada um deles deverá passar? quem são os fornecedores? quem são os clientes? Qual o tipo de limpeza que deverá ser feita? Por qual equipamento ele passará? Quais são os critérios de inspeção,? Como será o preparo, quais insumos serão utilizados? etc.

 

Esse mapeamento tem que ser realizado de acordo com a realidade de cada instituição e deve ser o mais detalhista possível, analisado passo a passo de tudo que ocorre dentro do CME, para que a rastreabilidade atenda toda necessidade.

 

RASTREABILIDADE NOS PROCESSOS DO CME

 

A rastreabilidade requer um investimento institucional e treinamento para toda equipe, sendo um processo de médio e longe prazo, mas após a implantação oferta proteção e segurança para equipe e clientes. Ela pode ocorrer através de um sistema manual ou automatizado.

 

SISTEMA MANUAL

 

Processo Baseado em Papel:
No sistema manual, as informações sobre os instrumentos cirúrgicos são frequentemente registradas em documentos em papel, como fichas de rastreamento ou planilhas físicas.
Isso requer que os funcionários preencham manualmente esses documentos com informações relevantes, como datas de esterilização, datas de uso, procedimentos em que foram usados, etc.

 

Trabalho Intensivo em Mão de Obra:

A rastreabilidade manual exige muito trabalho humano, pois os funcionários precisam documentar cada etapa do ciclo de vida dos instrumentos, o que pode ser demorado e sujeito a erros humanos.

 

Possibilidade de Erros:

Devido à natureza manual do processo, há um risco maior de erros de entrada de dados, como registros incompletos, ilegíveis ou incorretos.

 

Limitações na Acessibilidade de Dados:

Encontrar informações específicas sobre um instrumento pode ser demorado, pois exige a busca manual nos registros em papel.

A análise de dados para identificar tendências ou problemas também pode ser desafiadora.



SISTEMA AUTOMATIZADO

 

Registro Digital:

No sistema automatizado, todas as informações são registradas digitalmente em um software de rastreabilidade dedicado.

 

Isso elimina a necessidade de registros em papel, tornando o processo mais eficiente e preciso.

 

Redução do Trabalho Manual:

Com a automação, a entrada de dados é minimizada, reduzindo significativamente o trabalho manual necessário para manter os registros atualizados.

 

Precisão Aprimorada:

A automação reduz consideravelmente a possibilidade de erros humanos, uma vez que os dados são capturados de forma consistente e sem erros de digitação.

 

Acesso Rápido e Fácil aos Dados:

Os dados podem ser rapidamente recuperados e pesquisados no sistema automatizado, tornando mais fácil encontrar informações sobre instrumentos específicos.

 

Relatórios e análises também podem ser gerados de forma mais eficaz.

 

Rastreamento em Tempo Real:

Alguns sistemas automatizados permitem o rastreamento em tempo real, o que significa que os profissionais podem verificar o status de um instrumento imediatamente.

 

Conformidade Regulatória Aprimorada:

Os sistemas automatizados muitas vezes são projetados para cumprir regulamentações de saúde, tornando o processo de auditoria mais eficiente.

CONCLUSÃO

 

A rastreabilidade emerge como o alicerce crucial para a eficiência e segurança nos processos de um Centro de Material e Esterilização hospitalar. Ao explorarmos as nuances entre os sistemas manual e automatizado, percebemos que a rastreabilidade não é apenas um rastro digital, mas sim um compromisso com a qualidade desde a limpeza até a distribuição do material ao paciente. A capacidade de rastrear cada etapa, da inspeção à esterilização e além, não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também se traduz diretamente na segurança do paciente. Portanto, investir em sistemas que promovam a rastreabilidade é, sem dúvida, um passo fundamental para elevar os padrões de cuidados de saúde, garantindo que cada peça de material contribua para um ambiente hospitalar mais seguro e confiável.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.

Ultímos Artigos