Nossa missão é preservar a vida dos pacientes e profissionais da área da saúde.

PortugueseEnglishSpanish

MONITORIZAÇÃO DA LIMPEZA

Como falamos em nossa última publicação, o tema desta semana será a MONITORIZAÇÃO DA LIMPEZA, fique conosco, nos acompanhe nas redes sociais e em nosso blog: https://sandersdobrasil.com.br/blog/

 

 

 

MONITORIZAÇÃO DA LIMPEZA

 

 

A etapa de limpeza está sujeita a grande variação quanto a sua execução, especialmente quando realizada de forma manual, por permitir grande variabilidade técnica em sua execução, o que dificulta sua padronização. A avaliação das etapas do processamento de artigos é de extrema importância para que se possa garantir que o produto final esteja estéril e não ofereça riscos adicionais à saúde dos pacientes.

 

Testes de eficácia são utilizados para demonstrar a habilidade do processo de limpeza em remover ou reduzir sujidade e contaminantes que aderem aos instrumentais durante o uso até níveis aceitáveis. Os métodos tradicionais de monitorização de limpeza incluem a inspeção visual e a determinação dos níveis de alguns contaminantes, como carga microbiana, proteínas, carboidratos, hemoglobina e endotoxinas.

 

 

Métodos de monitorização:

 

 

INSPEÇÃO VISUAL

 

  • Indicada para avaliar a funcionalidade e a permanência de sujidade em instrumentais após a etapa de limpeza.

  • Consiste na observação minuciosa dos instrumentais, com auxílio de lentes intensificadoras de imagem, de no mínimo 8 vezes.

  • É importante que nesta etapa os artigos e instrumentais sejam mantidos limpos. Por essa razão, recomenda-se a utilização de superfícies passíveis de desinfecção com álcool 70% para apoiar estes materiais e a utilização de luvas e toucas para evitar a queda de cabelos e a recontaminação destes instrumentais.

  • Frequência: após cada secagem de artigos e instrumentais.

 

 

 

TESTE DE PROTEÍNA

 

  • Possui capacidade de detectar pequenas quantidades de resíduos de proteína por meio de uma alteração de cor no frasco de teste.

  • Indicado para avaliação de limpeza manual e automatizada (termodesinfectora e ultrassônicas).

  • Pode ser utilizado em instrumentais cirúrgicos, superfícies, lúmens e endoscópios.

  • É um indicador de limpeza fácil de usar, não requer incubação, capaz de detectar resíduo a partir de 1μg de sensibilidade em 10 segundos.

  • Um cotonete umedecido com água, indicado como instrumento de coleta, é utilizado no endoscópio assim como nos instrumentais e outras superfícies potencialmente contaminadas.

  • Frequência: semanalmente, a critério da coordenação e/ou chefia do CME

 

 

 

Para garantir a limpeza dos materiais em máquinas automáticas, é imprescindível que os parâmetros das lavadoras estejam dentro das normas que as regem ou que estejam dentro dos parâmetros recomendados pelo fabricante das mesmas.

 

 

Independente do tipo de lavadora e material a ser limpo, alguns parâmetros interferem muito no resultado final, por isso a necessidade de uma “Qualificação de Desempenho”. Podemos citar alguns fatores comuns para qualquer limpeza: o tipo e a quantidade de detergente enzimático, a qualidade da água utilizada, o tempo de limpeza, entre outros fatores.

 

 

Nos casos de lavadoras ultrassônicas, além dos itens acima, temos mais dois parâmetros fundamentais para a realização da limpeza, a temperatura e a cavitação do ultrassom. Estes parâmetros podem ser avaliados por um termopar (medidor de temperatura) e um medidor de densidade de ultrassônica (MDU), estes parâmetros deverão estar dentro dos limites indicados pelo fabricante.

 

 

Para mais informações: https://youtu.be/BjGKm-Ei29I

 

 

Podemos destacar alguns equipamentos utilizados na CME para limpeza e desinfeção como: lavadoras ultrassônicas, Termodesifectoras, reprocessadoras de endoscópios, conjunto de pistolas, secadoras de materiais. Todos estes equipamentos a Sanders disponibiliza para você através de venda ou aluguel.

 

 

Em nosso próximo post falaremos sobre DESINFECÇÃO, esperamos que tenha gostado deste material e tenha sido útil, fique atento para não perder a sequência das próximas publicações.

 

 

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.

Ultímos Artigos