Nossa missão é preservar a vida dos pacientes e profissionais da área da saúde.

PortugueseEnglishSpanish

CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO

A Sanders do Brasil, lançará várias publicações sobre a Central de Materiais e Esterilização, mostrando como funciona, como é montada falaremos sobre os equipamentos, a RDC 15, qualificações e muito mais, tudo de forma muito didática e prática.

Fique conosco, nos acompanhe nas redes sociais e em nosso blog: https://sandersdobrasil.com.br/blog/.

 

CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO

 

O Centro de Material e Esterilização (CME) é definido pelo Ministério da Saúde como ‘‘o conjunto de elementos destinados à recepção, expurgo, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos artigos para as unidades dos estabelecimentos assistenciais à saúde’’.

 

A Resolução de Diretoria Colegiada de número 15 (RDC 15), de 15 de março de 2012, estabeleceu requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde em vista da segurança do paciente e dos profissionais e do controle da infecção hospitalar nos estabelecimentos de saúde.

 

A seguir uma ilustração de um CME:

 

 

 

 

 

 Para se estabelecer um fluxo unidirecional, é preciso que se tenha barreira física entre as áreas: suja (expurgo), limpa (preparo do material e da carga de esterilização) e estéril (retirada de material estéril das autoclaves, armazenamento e distribuição do material estéril).

A seguir um exemplo de uma planta arquitetônica para ilustrar um CME:

 

 

 

Podemos destacar alguns equipamentos utilizados na CME como: Autoclaves*, lavadoras ultrassônicas, Termodesifectoras, reprocessadoras de endoscópios, conjunto de pistolas, secadoras de materiais. Todos estes equipamentos a Sanders disponibiliza para você através de venda ou aluguel.

 

Em nosso próximo post falaremos sobre PROCESSAMENTO DOS MATERIAIS E DEFINIÇÕES, esperamos que tenha gostado deste material e tenha sido útil, fique atento para não perder a sequência das próximas publicações.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.

Ultímos Artigos